23 de ago. de 2011

Resenha: O Herói Perdido - Rick Riordan

Fala pessoal! Mil desculpas pela demora ta minha primeira resenha, minha vida esta meio corrida esse ano, então já aviso desde agora: Infelizmente meus posts não seram muito freqüentes,  mas vou fazer o possível para não abandonar aqui!


Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 440
Nota: 5 estrelas
Onde comprar: Aqui e Aqui
Sinopse: Quando Jason, Piper e Leo chegam no Acampamento Meio-Sangue,eles não têm ideia do que esperar. Aparentemente este é o único lugar seguro para as crianças dos deuses gregos - apesar de os monstros vagando pelas florestas e semideuses praticando tiro ao arco com flechas incendiárias e explosivas.
Mas os rumores de uma maldição terrível - e um herói perdido –  estão por todo o acampamento.
Parece que Jason, Piper e Leo são os escolhidos para embarcar em uma missão nova e aterrorizante, que devem completar até solstício de inverno. Em apenas quatro dias.

Achei que essa sinopse não disse quase nada sobre a história em si (e olha que é a britânica, a mais completa que eu achei). Então resolvi fazer um resuminho sobre os primeiros acontecimentos ok? (sem spoilers, prometo)

Jason não se lembra de nada, seu nome, idade, passado.... Se isso já não fosse o suficiente, ele acorda em um ônibus de excursão da Escola de Vida Selvagem (um lugar para jovens deliquentes) que vai em direção ao Grand Canyon, ao lado de Leo e Piper. A garota, muito bonita por sinal, jura ser sua namorada. O garoto, que mais se parece com um elfo latino do papai Noel, aparentemente é seu melhor amigo. Mas Jason não se lembra deles.
Logo após chegarem ao Grand Canyon, coisas estranhas começam a acontecer. Um dos alunos, que aparentava estar muito interessado em Piper, revela não ser um jovem comum, e sim um venti, espírito da tempestade. Em meio a batalha, o monitor da excursão é raptado pelo venti e uma garota loira aparece dirigindo uma biga de cavalos alados ao lado de uma garoto musculoso que tem a tatuagem de um arco-íris no braço, dizendo que foram enviados para resgatá-los. Logo Jason descobre ser um semideus e vai para o Acampamento Meio-Sangue, junto com Piper e Leo. Mas desde o primeiro momento em que entrou no tal Acampamento, ele sente que tem algo errado, é como se ele não pertencesse a este lugar...


                                                                             
O Herói Perdido é o primeiro de cinco livros da série Os Heróis do Olimpo, a segunda sobre mitologia grega do Tio Rick.


Eu sou uma fã fervorosa do nosso amigo Percy Jackson, mas confesso que, mesmo estando ansiosa para ler O Herói Perdido, eu não tinha a mínima ideia do que esperar do livro (a sinopse que eu encontrei também não ajudava muito rs). Digo, o Rick explorou tão bem o universo da mitologia grega nos 5 livros da saga Percy Jackson que parecia surreal que ele conseguisse escrever mais livros sobre o assunto de forma original e viciante. Mas bem, ele conseguiu! Pois é, nunca duvide do Mestre Riordan!

O livro começa cheio de mistérios, várias peças do quebra cabeça surgem no desenrolar da história, mas somente na reta final da história tudo se encaixa. Boom! Receita certa para deixar os curiosos de plantão grudados no livro até a última página para descobrir que vai acontecer!

Uma das grandes diferenças de Percy Jackson para O Herói Perdido é o tipo da narração. Na primeira saga, somente Percy narrava. Agora temos uma narração em 3ª pessoa, com 3 pontos de vista diferentes: Jason, Piper e Leo. Nem preciso dizer que adorei isso né ?! Com certeza só me fez ficar ainda mais presa a história. E, falando no mais novo trio de semideuses, adorei a personalidade de cada um! Rick conseguiu trabalhar perfeitamente cada personagem, deixando cada narrativa única, de modo que se você abrir o livro em qualquer página e ler 2 ou 3 linhas, saberá quem é o narrador da vez.

Nesse novo sucesso de Riordan somos introduzidos não somente a mitologia grega, como a romana também! “Mas ela não é igual a grega?” Você que pensa... a mitologia Romana não é um simples cópia da Grega com nomes trocados das divindades gregas, é uma salada de de deuses e mitos de vários povos que os romanos conquistaram antes mesmo da chegada de influências gregas.

A nova série está mais madura em comparação com a anterior, mas isso não significa que ficaremos sem dar boas risadas como em Percy Jackson. O humor está garantido com Leo Valdez! Ah, mas não se deixe enganar, tanta alegria também serve para esconder lembranças dolorosas que Leo não quer que ninguém saiba e que ele mesmo adoraria esquecer.

Para quem esperava um pouco mais do livro, calma, porque muita coisa ainda está por vir! O Herói Perdido é apenas a introdução a uma nova história, que promete ser quase tão boa quanto as aventuras do nosso eterno Cabeça de Alga.

Dica
O Herói Perdido é praticamente uma continuação do Último Olimpiano, já que a 2  ª Grande Profecia começa a se desenrolar na nova saga. Quem ainda não leu PJ&O  e se interessou pela história de O Herói Perdido recomendo fazer isso AGORA, pois muitos spoilers da Percy Jackson são citados no livro. Sem falar que nós, semideuses, já estamos devidamente apresentados ao universo do acampamento meio-sangue e você, simples mortal, não. E isso pode prejudicar um pouquinho no seu entendimento da história, já que não está familiarizado com o nosso mundo. Mas a escolha é sua :)

Chegamos ao fim da resenha! Gostaram? Odiaram? Comentem!


Postado por Canto para Fantasia às 19:45

1 comentários:

diego disse...

ficou legal rebecca

Postar um comentário